terça-feira, 15 de abril de 2014

Marabá


Sabe quando você se sente só mesmo estando cercada de uma multidão?

Algumas vezes  na minha vida, aliás muitas vezes na vida, eu me senti assim.

Parece que mesmo pertencente a um grupo, um lugar, não era lá que deveria estar. Era como ser um estranho no ninho.

Esse pensamento me vez lembrar do poema MARABÁ de Gonçalves Dias que adoro de paixão.

E em homenagem a mim e a Gonçalves Dias, hoje lhes ofereço MARABÁ.

Marabá
De Gonçalves Dias

Eu vivo sozinha, ninguém me procura!
Acaso feitura
Não sou de Tupá!
Se algum dentre os homens de mim não se esconde:
"Tu és", me responde,
"Tu és Marabá!"
Meus olhos são garços, são cor das safiras,
Têm luz das estrelas, têm meigo brilhar;
Imitam as nuvens de um céu anilado,
As cores imitam das vagas do mar!
Se algum dos guerreiros não foge a meus passos:
"Teus olhos são garços",
Responde anojado, "mas és Marabá:
"Quero antes uns olhos bem pretos, luzentes,
"Uns olhos fulgentes,
"Bem pretos, retintos, não cor d'anajá!"
É alvo meu rosto da alvura dos lírios,
Da cor das areias batidas do mar;
As aves mais brancas, as conchas mais puras
Não têm mais alvura, não têm mais brilhar.
Se ainda me escuta meus agros delírios:
"És alva de lírios",
Sorrindo responde, "mas és Marabá:
"Quero antes um rosto de jambo corado,
"Um rosto crestado
"Do sol do deserto, não flor de cajá."
Meu colo de leve se encurva engraçado,
Como hástea pendente do cáctus em flor;
Mimosa, indolente, resvalo no prado,
Como um soluçado suspiro de amor!
"Eu amo a estatura flexível, ligeira,
Qual duma palmeira",
Então me respondem; "tu és Marabá:
"Quero antes o colo da ema orgulhosa,
Que pisa vaidosa,
"Que as flóreas campinas governa, onde está."
Meus loiros cabelos em ondas se anelam,
O oiro mais puro não tem seu fulgor;
As brisas nos bosques de os ver se enamoram
De os ver tão formosos como um beija-flor!
Mas eles respondem: "Teus longos cabelos,
"São loiros, são belos,
"Mas são anelados; tu és Marabá:
"Quero antes cabelos, bem lisos, corridos,
"Cabelos compridos,
"Não cor d'oiro fino, nem cor d'anajá,"
E as doces palavras que eu tinha cá dentro
A quem nas direi?
O ramo d'acácia na fronte de um homem
Jamais cingirei:
Jamais um guerreiro da minha arazóia
Me desprenderá:
Eu vivo sozinha, chorando mesquinha,
Que sou Marabá!



Vale a pena saber
Gonçalves Dias (1823-1864) era um grande poeta maranhense do romantismo brasileiro e da poesia indianista. O poeta narra os eventos da colonização brasileira do ponto de vista do povo colonizado, no caso o povo indígena .
Fonte de pesquisa: wikipedia e Artigo "A Corrupção do Universo Indígena nas "Poesias Americanas" de Gonçalves Dias" In. Revista Trama ; 2005

QUERIDINHA DO MÊS